Hoje estive lendo algo sobre como é difícil abrir uma empresa e isso me fez lembrar uma "aventura" que tive em um passado recente.
Decidi que queria abrir uma empresa para minha esposa, pois seria melhor do que ela arrumar um emprego no comercio da cidade e ter a sorte de quem sabe, conseguir um salário comercial que mal chegaria a 600 reais por mês.
Foi ai que começamos a verificar alguns tipos de negócios e achamos que seria interessante adquirir uma franquia, pois a chance de sucesso seria muito maior. Conseguimos diversos contatos, entrevistas e até propostas com valores e tudo mais, tinhamos o "perfil" procurado pelos donos das franquias. Perfeito, agora só precisa do principal: o dinheiro, a grana, a "bufunfa"....
Ótimo, aonde conseguir? humm... resposta: Projer, um programa do governo para novas empresa e projetos, com possibilidades de até 80% do valor com limite de 500.000,00, e tudo com auxilio do Sebrae, de forma simples (como é divulgado) e rápido.
Certo? Não, errado.
Você deve ter um plano de negócio muito bem elaborado, que justifique o seu projeto e que ele seja rentável e que você tenha como pagar o financiamento.
Fizemos o plano de negócios, ficou excelente, projeto totalmente rentável, não tinha como não ser aprovado e o nosso empréstimo.
Com o plano de negócio assinado e aprovado pelo consultor do Sebrae (que por hora, não podemos reclamar devido ao seu excelente atendimento), fomos ao banco e adivinha? Projeto aprovado e dinheiro liberado? Doce ilusão.
Infelizmente esse projeto do governo, facilidade de se conseguir dinheiro para inicar o seu próprio negócio é uma ilusão.
Primeiro: os bancos não fazem a menor idéia que existe esse tipo de projeto ou financiamento. Os funcionários do Banco do Brasil e Caixa Econômica estão despreparados, não sabem dar respostas.
Segundo: quando descobre-se uma pessoa no banco que conhece esse tipo de financiamento, você descobre que você tem que ter 1 ano ou mais de empresa aberta... opa... como assim? se estou querendo o dinheiro para começar o negócio, como posso ter empresa com faturamento comprovado de 1 ano? Ridículo, mas é isso mesmo que acontece.
Terceiro: se pelos programas do governo para abrir empresas simplesmente não existem ou ninguém sabe que existe (só a pessoa que faz a propaganda na TV), recorre a quem? Bancos e instituições financeiras, porém, os juros são tão altos que inviabilizam qualquer projeto de nova empresa, porém, esses juros são ignorados pela maioria que abrem seu negócio e "quebram" em menos de 1 ano.
E ainda tem todos os "pepinos" de uma empresa... isso que comentei é apenas para começar o seu negócio, a partir daí você tem outros problemas, como encargos (descobri que o maior sócio da empresa é o governo, que tem retirada mensal muitas vezes maior que a do dono), funcionários (encargos trabalhistas, podem chegar à 103% sobre o valor que você paga a seu empregado), bancos, administrar o negócio de forma correta, e por ai vai.
E ai? Pensou direito? Quer encarar e abrir seu próprio negócio?
Se sim, ai vão algumas dicas minhas:
1. Conheça o negócio primeiro. Não abra uma loja de roupas se você não sabe nada sobre moda, isso só vai fazer você comprar e vender errado.
2. Trabalhe como empregado naquilo que quer abrir, conheça as "manhas" do negócio, pegue dicas com as pessoas (meu pai sempre disse isso....).
3. Não tem como trabalhar antes, recorra a amigos, parentes, amigo do seu vizinho, reuniões de associações comerciais... ou seja, vá atrás de informações de como funciona o ramo de atividade do negócio que deseje abrir.
4. Não abra um negócio apenas pelo dinheiro, por exemplo dizer: "vou abrir uma loja de importados porque dá dinheiro" só que você não entende nada deste ramo e não gosta de ter que trabalhar vendendo produtos.... Em suma, faça algo que você goste, as chances de dar certo são maiores.
5. Prepare-se para passar um tempo sem retirar nada da empresa, tenha dinheiro em caixa particular para se manter entre 3 à 8 meses para pequenos negócios, esse período será quase impossível tirar algum dinheiro da empresa.
6. Fuja dos altos juros. Se tiver que recorrer e empréstimos, tente buscar amigos, parentes que ofereçam dinheiro a juros baixo. Faça um contrato com seu parente ou amigo para que fique algo formal. Se não tiver escolha, visite vários bancos, converse com os gerentes e tente busca o juros mais baixo. Se você tem conta pessoal em algum banco, vá nele primeiro, por já ter um relacionamento com o banco pode ser mais fácil.
7. Aprenda a administrar uma empresa. Você sabe o que é fluxo de caixa? Contas a Pagar? Contas a Receber? Demonstrativo de Resultado? Lucratividade? Bom, se algum destes itens já fez você coçar a cabeça, vá estudar antes. Recorra ao Sebrae é um ótimo lugar para começar. Faça os cursos que estão disponíveis no site do Sebrae (são de graça). Não tem internet, vá até o Sebrae de sua cidade ou de uma cidade próxima, faça todos os cursos que conseguir, aprenda a administrar seu negócio antes de abri-lo, pois não adianta chorar sobre o leite derramado.
Bom ai estão algumas dicas, se quiserem mais, deixe seu comentário que nos próximos post posso colocar mais dicas e informações para vocês.
Até mais.
Muito interessante, pois tb várias vezes pensei nisso. Obrigado por compartilhar sua experiência.
ResponderExcluirConcordo com os despreparos dos funcionários dos bancos, um exemplo (não tem nada a ver com este assunto, mas) fui ao Banco do Brasil me informar sobre consórcios, a funcionária lia o folder e ia dizendo o que estava escrito nele, qdo eu fazia perguntas ela só sabia dizer "nossas taxas são as melhores do mercado", resultado sai de lá com mais dúvidas que entrei.
ResponderExcluir