4 de novembro de 2014

7 Sites com Cursos On-line Gratuitos


Sei que já tem muita coisa na internet, se você digitar no Google, você vai encontrar uma porção destes cursos gratuitos. Mas de verdade, alguém já fez um curso deste e te contou se são ou não bons?
Eu já fiz vários destes e por isso vou postar aqui sites dos quais já fiz cursos ou estou fazendo, então segue abaixo alguns destes sites:

1. Cursos iPed

O site do iPed (www.iped.com.br) oferece mais de 1000 cursos on-line grátis com certificado em diversas áreas (não é só de informática não). O site é bem popular, talvez você até já o conheça.
Já fiz vários cursos com eles e são razoáveis, mas por serem grátis, está ótimo, principalmente se estiver dando os primeiros passos no assunto.
Por exemplo, se você já conhece JAVA e já está programando um pouco, talvez o curso seja muito básico para você. Por outro lado, se você não conhece nada de JAVA e deseja começar, talvez seja uma das melhores opções para começar.
Além do conteúdo grátis (que já é bom), você pode comprar o curso e aumentar a carga horária (por exemplo, o curso de JAVA grátis tem 20 horas, o pago tem 80 horas).
Mesmo os cursos pagos têm preços bem em conta e eles parcelam, vale a pena.

2. Curso em Video

Esse site é relativamente novo, conheci pelo YouTube e recomendo muito você conhecer o trabalho do professor Gustavo Guanabara.
Você vai encontrar os vídeos no YouTube, mas acessa o site dele (www.cursoemvideo.com) que é mais fácil e lá tem conteúdo das aulas para baixar, como os exemplos das aulas, exercícios e material complementar e o melhor de tudo: 100% grátis.
Atualmente tem o curso de algoritmos e de HTML5 completos e estão em andamento (até a data deste post) cursos de PHP e Photoshop CC 2014.
Já fiz o curso de HTML5 e estou fazendo o de PHP, muito bom mesmo, recomendo. Contudo, vale a dica, se você já programa em PHP ou já usa HTML, as aulas são para iniciantes, então vai direto no que te interessa dentro dos cursos.

3. Livemocha

Seu problema é aprender uma língua nova, então a melhor opção gratuita que encontrei é o Livemocha. Também é um site bastante popular, ele funciona como uma rede social, porém de pessoas interessadas em aprender uma língua nova. Esse site não se limita às línguas populares (Inglês, Espanhol, Francês, etc), nele você poderá aprender japonês, russo, esperanto, polonês e muito mais.
O sistema é simples, você é aluno e professor ao mesmo tempo. Como assim? Simples, você corrige os exercícios na sua língua nativa (português por exemplo) dos alunos que estão aprendendo português em troca de moedas virtuais, para comprar os cursos da língua que você quer aprender.
Mas relaxa, você tem muito conteúdo que não precisa das suas preciosas moedas.
Além disso, é interessante adicionar amigos de outros países, para você se comunicar na língua que está aprendendo.
Eu comecei minha “jornada” no Inglês e Espanhol, por esse site, recomendo muito você começar por ele.

4. O melhor Inglês

Mais um site para aprender línguas, porém esse está focado na língua inglesa (EUA). No site www.omelhoringles.com você irá encontrar vídeos, apostilas e áudio de um curso on-line ministrado Andrew Abrahamson, um professor americano que viveu no Brasil e ministrava cursos por aqui. Ele se aposentou e deixo o legado dele para nós podermos baixar sem pagar um centavo (que sucesso heim).
Apesar do nome sugestivo, pode até não ser o melhor curso de inglês, mas vou ser sincero, foi o melhor curso on-line e grátis que já fiz (aliás, ainda estou fazendo, quase terminando).
Os vídeos estão um pouco ruim, são meio antigos e a qualidade é baixa, mas vale muito a pena.
O sistema dele é diferente de tudo que já vi, mas realmente é muito bom, pois o curso é voltado para fluência em inglês e para você falar em inglês. Não se preocupe se você é iniciante, ele é perfeito para você também. Se você já sabe um pouco de inglês (por exemplo, já fez o curso do Livemocha), vai ser muito bom também, pois você vai conseguir adquirir fluência no inglês.
Dá um pouco de trabalho para baixar todos os arquivos, mas o trabalho compensa para ter e fazer esse curso.

5. FGV On line

Confesso que os cursos da FGV Online ainda não tive tempo para fazer, mas como já fiz MBA na FGV, para mim, tudo que vem desta instituição é bom então vale a pena dar uma olhada e ver se os cursos gratuitos são do seu interesse.
Os cursos são rápidos, a maioria entre 5 e 15 horas, mas tem outros mais longos, de 30 ou 40 horas.
São cursos que podem agregar para quem está na faculdade ou até mesmo para profissionais em busca de novos conhecimentos.
São cursos em diversas áreas de conhecimento, é da FGV e de graça para fazer a hora que quiser, precisa falar mais alguma coisa?

6. Udemy

Udemy é uma plataforma de cursos on-line bastante interessante. Ainda não fiz nenhum curso com eles, mas já comprei um de inglês e em breve vou ver o que mais essa plataforma pode oferecer.
Nele você tem cursos gratuitos e pagos, em diversas línguas (o conteúdo em português ainda está bastante pobre) e em diversas áreas de conhecimento.
Você também pode se tornar um instrutor, publicando seu curso e cobrando (ou não) por ele, ou seja, se você já cansou de tanto estudar com os sites acima, tá na hora de você ensinar alguém e por que não ganhar uma grana com isso?
O site ainda é novo para mim, não sei quanto tempo existe, mas pelo que conversei poucas pessoas conhecem essa plataforma.
Eles tem aplicativos para celular (iOS e Android) para você poder assistir as aulas.
Vale a pena dar uma conferida. Certamente, voltarei a falar desta plataforma aqui no Blog, ainda mais agora que voltei a ativa, com post semanais.

E para finalizar, não poderia faltar um site que gosto muito e pouca gente utilizar e deveria utilizar mais, principalmente se você é dono de um pequeno negócio:

7. Sebrae

O que? O que o Sebrae tem a ver com cursos on-line grátis? Eu te respondo: tudo.
O site de educação a distância do Sebrae (www.ead.sebrae.com.br) conta com uma lista de vários cursos on-line e de graça sobre finanças, empreendedorismo, gestão da qualidade, vendas ou seja, tudo para você que quer abrir ou já tem um negócio próprio. Se você é um desses, você precisa fazer os cursos do Sebrae. São muito bons, fáceis de entender e vão ajudá-lo a administrar melhor o seu negócio.
Eu já fiz 3 cursos no passado e recomendo. Pretendo fazer outros, pois valem muito a pena.

Ai estão meus 7 sites de cursos on-line e gratuitos para você. Agora dinheiro não é mais desculpa para não estudar e aprender alguma coisa nova. Já diz o provérbio chinês: “Por menor que seja o seu tempo de estudo, ESTUDE! Não tenha medo de crescer lentamente. Tenha medo apenas de ficar parado.”.

Até mais, fiquem com Deus e estudem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário