9 de abril de 2009

Seus executáveis estão grande? Compacte-os

Se você está com problemas com o tamanho dos executáveis e DLL´s do seu sistema, não se desespere, existe uma solução: UPX.
O UPX é um aplicativo gratuito, capaz de compactar os executáveis de sua aplicação, tornando-os menores para que possam ser transportados mais facilmente.
Ele mantém o executável da forma original, sem comprometer seu funcionamento, deixando até 50% menor que o arquivo original (já cheguei a 70% menor).
Isso ajuda muito, quando fazemos atualizações de aplicações e que depende de uma rede interna com alto tráfego de dados. Com aplicativo menor, o consumo de banda será bem menor na hora de atualizar os executáveis.
Veja alguns exemplos de compactação:
Winamp.exe --> Tamanho Original: 1.314 kb depois de compactá-lo: 507 kb
winword.exe --> Tamanho Original: 11.756 kb depois de compactá-lo: 5.725 kb

Se estiver com medo de ter algum problema como defeitos no software depois de compactá-lo, fique tranquilo, é muito difícil ocorrer. Utilizo ele em ambientes de produção já há algum tempo e não tive problemas até hoje.
Também não há uma redução de performance ao abrir o executável, não que seja perceptível.
Também não sobrecarrega memória ao usar o aplicativo compactado.
Não há necessidade instalar nada nas máquinas para executar o aplicativo compactado, já que ele permanece com a extensão .exe e é executado normalmente, como se não tivesse compactado.

Se interessou? Então baixe o UPX no site upx.sourceforge.net e teste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário