15 de setembro de 2009

Emprego ou Trabalho?

Quando eu era pequeno, meu pai sempre falava que eu deveria fazer direito, me tornar um advogado ou quem sabe prestar um concurso e ter uma vida estável. Minha mãe dizia que eu deveria prestar concurso público e me estabilizar, ter salário fixo, segurança de emprego, 30 dias de férias, 13o. e tudo que um bom "empregado", com sua carteira assinada tem.
Bom, não fiz direito como o meu pai queria e até hoje, só prestei um concurso público. A 5 anos trabalho em regime de PJ, aonde tenho minha empresa, que presto serviço a outras empresas, quase que um emprego. Não tenho 13o., nem férias, nem segurança de emprego, pois ao final do contrato, saio com uma mão na frente e outra atrás.
Fiz tudo ao contrário do que aprendi, mas não me arrependo. A cada dia, é um desafio, pois tenho que provar que sou bom no que faço e garantir que sempre terei "trabalho".
O que eu tenho, não é emprego e sim trabalho. Sou como uma empresa, que se o cliente não estiver satisfeito, ele irá procurar outro fornecedor.

A grande verdade, é que muitos não querem esse desafio, de se superar a cada dia, de buscar o seu melhor, de fazer o seu melhor. Preferem a estabilidade e a segurança de seus empregos ao invés de fazer o que realmente gostam, com paixão.
Aprendemos de nossos pais, escolas e colegas de trabalho que devemos ter EMPREGO. Mas isso não é mais real, o que temos que ter é TRABALHO e garantir que sempre o teremos.
As empresa buscam hoje profissionais capazes de se superar a cada dia, de apresentar resultados melhores a cada mês, de se adaptarem as mudanças na velocidade de luz e sempre estarem inquietos e inovando.
Empregado não faz isso, pois vive na.... (claro!)... Zona de Conforto.
Quem não tem segurança de emprego, como o empreendedor, o empresário, os profissionais liberais, os autônomos, tem que mander seu nível de serviço superior à concorrência para conseguir novos trabalhos.
Pense bem, se você é mau atendido em uma loja, você volta nela? Claro que não, você procura outro fornecedor.
Funcionários são como fornecedores, mas eles NÃO SABEM disso, infelizmente. A empresas entendem que o funcionário é um fornecedor, e elas SABEM disso.
Por isso, ao invés de ficar querendo um EMPREGO bom, faça o seu melhor naquilo que você gosta, procure TRABALHO.

Sucesso e até a próxima.

Um comentário:

  1. Olha realmente esse posto superou...

    Ou vai la no blog... coloca eu ai no seu blog calango...

    ResponderExcluir