1 de setembro de 2009

Zona de Conforto

Muito se fala da tal "Zona de Conforto", que as pessoas acomodadas estão nesta zona. Mas o que é realmente uma "zona de conforto"?
Bom, em muitos projetos que passei na minha vida inteira, tive que lidar e muito com essa tal Zona de Conforto, seja por usuários que enfrentei, empresas que não queriam mudar a sua forma de trabalhar, membros da equipe que se acomodavam por achar que já eram auto-suficientes e tantos outros que se encontravam em uma redoma de vidro, protegido do mundo exterior.
Encontra-se na Zona de Conforto aquele indivíduo que acredita ser auto-suficiente, não quer evoluir, por achar que a já está em uma situação confortável, que não precisa mais mostrar seu valor.
Esse indivíduo, pode ser um profissional que achar, com seus anos de experiência, nunca vai ser demitido da empresa que trabalha a anos. Pode ser uma pessoa que não quer mudar sua forma de trabalhar, porque isso pode dar muito "trabalho", que ela pode não se adaptar ou pode ser demitida, porque se mudar, não vai saber realizar seu trabalho da nova forma.
Pode até mesmo ser uma empresa, que tem seus processos "burrocráticos" mas como a empresa está viva a 40 anos no mercado, prefere não mudar, não evoluir, simplesmente por achar que não precisa mais mostrar seu valor ao mercado.
A verdade seja dita, essas pessoas e profissionais vão gradativamente perdendo seu valor e seu espaço para as pessoas e empresa que se inquietam e não se deixam entrar na "Zona de Conforto".
Em implantações de sistemas, principalmente em ERP's, passamos muito disso. Usuários boicotam o sistema, colocam a culpa no sistema dizendo que o mesmo não serva, que não presta e que o sistema atual é melhor (mesmo que o sistema atual seja antigo, lento, ruim, com poucas informações, mais difícil de usar...). Essa colocação é perfeitamente normal. Pessoas não gostam de mudanças, não gostam de reaprender o que fazem, não gostam de coisas novas... e não diga que não é verdade só porque você gosta de inovação, mudanças, melhorias... se você gosta, parabéns, você faz parte de um grupo seleto.
Mudar é difícil, sair da rotina é complicado, mudar a forma de fazer algo que você faz a anos é quase impossível.
Mas na área de tecnologia, temos que vencer as barreiras e estar constantemente "fugindo" da "zona de conforto". Inquietar-se é a solução.
Nunca fique satisfeito com o que conhece, busque mais, esqueça as coisas velhas e parta para o novo.
Nunca ache que está seguro no seu emprego, mostre resultados a cada dia, divulgue, faça seu marketing pessoal.
Nunca se convença de que a sua maneira de executar uma tarefa é a melhor forma, busque novas formas, com menos tempo, menos custo... mais resultado.
Não deixe que a idade acabe com sua motivação de aprender. Vejo pessoas mais velhas, com seus 40, 50 anos que param de inovar, de mudar, de conhecer coisas novas, por acharem que já sabem de tudo. Use sua experiência do passado para mudar o presente.

Agora se você vive fugido da Zona de Conforto, mas é um gerente ou um líder e precisa tirar seus subordinados e seguidores desta zona, a melhor forma é gerar o desconforto, "cutucar" a pessoa, colocar um certo medo (moderado, é claro) e claro, oferecer ganhos a essa pessoa.

No próximo post escrevo quais ganhos você pode oferecer... porque não é só dinheiro que resolve.

Até a próxima.

Um comentário:

  1. Hehehe, zona de conforto, cutucar, é só tu mesmo para falar disso eim, mas vc não cutuca nada hauhauhauhahuauhaha

    ResponderExcluir