Será que cada projeto precisa ser um novo projeto? Esses dias estava eu conversando com um cliente, no qual a empresa que trabalho realizou um projeto de implantação de um sistema, que durou cerca de 8 meses, aonde foram levantados processos, realizados testes e mais testes, capacitação de key-users, capacitação de usuários finais e então, finalmente, a implantação do sistema propriamente dita (entrada em produção, "go-live" ou como queira chamar).
Bom, passado 2 meses, a empresa realizou uma fusão aonde "abocanhou" mais 5 unidades espalhadas em uma região de Goiás.
Bom, qual a alternativa? Vamos usar o "mesmo" projeto para fazer um "rollout" (colocar para funcionar o mesmo processo já definido no primeiro processo).
Bom até ai tudo bem, mas será que é possível simplesmente pegar o mesmo planejamento, as mesmas coisas e aplicar neste novo projeto? Se daqui 1 ano, esse mesmo grupo comprar mais alguma unidade do mesmo ramo de atividade, será que podemos utilizar o mesmo plano? A mesma estratégia?
Bom, na minha opinião, NÃO. Cada projeto é um projeto, as pessoas mudam, o tempo muda, as regras mudam, o cenário é outro, as restrições e premissas são diferentes, os prazos mudam e as lições aprendidas nos projetos anteriores precisam ser analisadas e aquilo que foi feito de forma errada precisa ser corrigido nos novo projetos.
A verdade é que podemos sim (e devemos) utilizar todo os artefatos gerados, o conhecimento ganho nos projetos passados e aproveitar boa parte do que foi feito.
Mas não ache que simplesmente pegar o mesmo plano, o mesmo cronograma e as mesmas pessoas da sua equipe, que o projeto vai chegar ao final igual foi o projeto anterior.
Porque? Porque simplesmente projeto são feitos por pessoas, pessoas são diferentes, pessoas não são robôs que fazem metodicamente uma atividade. Não quer dizer que a pessoa X faz uma tarefa em uma determinada situação ela irá fazer exatamente igual em outra situação (na primeira vez ele tava bem, na outra situação ele não dorme a uma semana porque seu primeiro filho nasceu).
Ai fica o recado, usem e abusem do legado, dos históricos, das lições aprendidas, aproveitem os planos já montados em projetos semelhantes, aproveitem cronogramas.... mas não se esqueça de revisar tudo, porque cada projeto é um projeto.
Projeto é um empreendimento único, com resultado único, com tempo determinado para começar e acabar.
Até a próxima e sucesso.
Fião bota meu link ai no seus blogs...
ResponderExcluirE ai como estão as coisas?