Continuando nossa saga pelo projeto Highlander.....
Após nossa reunião de abertura, iniciamos nossos trabalhos de levantamento de requisitos, realizando as reuniões com os usuários chaves, coletando necessidades, documentos, montando atas de reunião.... e ai, vem o primeiro problema...
Quando se faz um projeto, que existe um escopo, a tendência normal (para não dizer a regra para gerenciar projetos) é segui-lo mas o cliente não entendeu muito bem o que era escopo. Os levantamentos seguiam uma lista de personalizações contratadas em escopo, mas o cliente não queria que fosse desta forma, mas que o levantamento fosse detalhando ao máximo todos os processos da empresa, praticamente, ignorando o escopo contratado.
Com 1 mes de projeto, o mesmo quase caiu por terra. A empresa (minha empresa) cedeu e assim, praticamente, abrimos o escopo do projeto.... só que detalhe.... o prazo se manteve (10 meses no total).
Regra número 1 para projetos de sistemas: nunca feche o escopo e dê um prazo antes de ter em mão os requisitos detalhados aprovados pelo cliente. Se depois de todos os requisitos aprovados, o cliente pede alteração, imagine antes disso....
Bom, até a próxima....
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